Grupo Volvo planeja ruas elétricas para ônibus

MUNDO   Meio Ambiente      CARGA SERIA FEITA POR SISTEMA SEM FIO.   A Volvo, em colaboração com a Administração de Transportes da Suécia, es...

MUNDO  Meio Ambiente 

  CARGA SERIA FEITA POR SISTEMA SEM FIO.

 




A Volvo, em colaboração com a Administração de Transportes da Suécia, estuda o potencial de construir ruas elétricas, onde ônibus municipais fabricados por ela possam ser carregados por eletricidade vinda da rua enquanto se movimentam. O teste seria feito em uma via de 300 a 500 metros em Gotemburgo.

Veículos capazes de serem carregados diretamente da rua durante sua operação podem se tornar o próximo passo pioneiro na redução do impacto ambiental,”disse hoje o vice-presidente de sustentabilidade da empresa, Niklas Gustavsson.

Eis a ideia: as baterias do veículo seriam continuamente carregadas com ele em movimento, por transmissão em fio, em vez de o veículo ficar parado em uma estação de recarga.

“Esta experiência fornecerá informações preciosas para decisões políticas e industriais futuras na criação de ruas elétricas,” afirma a Volvo.

A companhia já colocou na rua uma frota de ônibus híbridos, movidos em parte a diesel e em parte a gasolina, mas eles percorreriam distâncias maiores antes de começarem a queimar combustível.


Um artigo na revista do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, organização internacional baseada em Nova York, diz que o principal obstáculo é a eficiência: quanto maior a distância entre a carga e a superfície a ser carregada, menor ela é, informa a Autoweek.

Blog, em 01/06/2014 
Por José Eduardo Mendonça 
Foto: Divulgação/Volvo

Related

Notícias 3715509073278900780

Postar um comentário

emo-but-icon

item