Venezuelano Honorio Machado vence quarta etapa da Volta Ciclística Internacional do Paraná, em Arapongas.
CICLISMO A Volta Ciclística Internacional do Paraná voltou a ser realizada depois de um intervalo de três anos. A CBC pretende firmá-la como...

http://blogvietna.blogspot.com/2014/04/venezuelano-honorio-machado-vence.html
CICLISMO
A Volta Ciclística Internacional do Paraná voltou a ser realizada depois de um intervalo de três anos. A CBC pretende firmá-la como uma das principais competições do calendário internacional America Tour (UCI).
Blog, em 26/04/2014, com CBC
A etapa mais longa da competição exigiu muita resistência dos atletas, que enfrentar 198 km, saindo de Arapongas, pedalando até Nossa Senhora das Graças, e retornando para Arapongas, onde foi realizada a chegada da penúltima etapa da Volta Ciclística Internacional do Paraná. O brasileiro Alexandre Manarelli terminou em terceiro e manteve a liderança da competição.
Mesmo sabendo toda a dificuldade que seria encontrada durante o percurso, os atletas não economizaram energia e mantiveram um ritmo forte desde o início da prova. A grande protagonista da etapa foi a equipe da Seleção da Venezuela, que estabeleceu uma estratégia agressiva e sagrou-se vencedora da etapa com Honorio Machado, que completou o percurso em 4h57min28s. Além de Honorio, o time venezuelano também foi destaque com Victor Moreno, vencedor de uma meta volante e segundo colocado em outras três oportunidades.
“Essas competições elevam o nível dos nossos atletas e favorecem a criação de novos intercâmbios entre as equipes”, explica Barbosa.
“Foi uma etapa muito bonita e dura, que apresentou um percurso longo e cansativo. No final, estávamos com toda a equipe sempre atacando e fizemos um excelente trabalho. Dedico essa vitória para toda a Venezuela. A equipe esta utilizando essa competição como preparação para o Campeonato Pan-Americano, no México, em maio e tudo esta saindo da melhor forma”, informou o campeão.
O cubano Michel Fernandes, que defende a equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, terminou a etapa na segunda colocação, seguido pelo líder da competição, Alexandre Manarelli, que manteve a camiseta azul, de liderança geral, e a camiseta verde, da classificação por pontos.
“Uma etapa longa como essa, de 198 km, é sempre uma etapa que promete muitas surpresas. Eu só tenho que agradecer o esforço da minha equipe que foi espetacular, trabalhando do começo ao fim. Estou me sentindo muito bem e agora só falta uma etapa. Vamos continuar seguindo em busca do título geral que é o nosso principal objetivo”, declarou Manarelli.
Na classificação geral Sub-23, o atleta Endrigo Pereira, da equipe Memorial/Santos, 19 anos, assumiu a liderança, seguido por Roniel Campos, e Isaac Yguaro. Já entre as equipes, o time paulista Ironage/Colner é o primeiro colocado. A equipe de Osasco/New Millen/Penks é a segunda colocada e a Seleção da Venezuela a terceira.
O secretario de esportes, Ricardo Gonçalves, esteve presente para prestigiar o evento e deixou claro que a prefeitura de Arapongas esta de braços abertos para o ciclismo: “É uma grande satisfação recebermos a oitava Volta Ciclística do Paraná em nossa cidade. Arapongas é a cidade que tem mais ciclistas no Paraná. Não poderíamos ficar de fora dessa grande festa. Estaremos sempre de braços abertos para apoiar o ciclismo”, destacou o secretário.
A última etapa será realizada neste domingo, 27 de abril, em um circuito montado na cidade de Rolândia, na Av. Presidente Bernardes, com dez voltas, totalizando 102 km. Esta será a última oportunidade para definir os campeões gerais da competição.
A Volta Ciclística Internacional do Paraná tem a organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI) e patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Ciclistas percorrerão 682,4 km passando por sete cidades durante os cinco dias de competições, em velocidade média de 48 quilometros por hora.
Carlos Alexandre Manarelli (Funvic/BrasilInvest) é o líder geral em pontos da competição que termina neste domingo (27/04), com o último e definitivo percurso que será realizado em Rolândia.
Trajeto exige preparo físico
Reconhecida como uma das voltas ciclísticas que mais exige preparo físico dos atletas, a competição vem oferecendo disputas abertas nas etapas. Segundo Marco Barbosa, diretor geral da CBC, os trajetos foram escolhidos cuidadosamente para aumentar a competitividade entre os atletas. “Procuramos montar um trajeto exigente, que poderá surpreender a todos. Vamos ter muitas disputas em montanha, metas volantes [pontos do percurso com pontuação extra para os ciclistas que passam em primeiro lugar], além de algumas chegadas que deverão ser bastante disputadas”, afirma.
A Volta Ciclística Internacional do Paraná voltou a ser realizada depois de um intervalo de três anos. Agora, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) pretende firmá-la como uma das principais competições do calendário internacional America Tour (UCI). “Essas competições elevam o nível dos nossos atletas e favorecem a criação de novos intercâmbios entre as equipes”, explica Barbosa. “Além disso, com o resgate da Volta do Paraná, os atletas terão mais uma excelente oportunidade de brigar por pontos no ranking internacional de estrada dentro do Brasil.”A etapa mais longa da competição exigiu muita resistência dos atletas, que enfrentar 198 km, saindo de Arapongas, pedalando até Nossa Senhora das Graças, e retornando para Arapongas, onde foi realizada a chegada da penúltima etapa da Volta Ciclística Internacional do Paraná. O brasileiro Alexandre Manarelli terminou em terceiro e manteve a liderança da competição.
Mesmo sabendo toda a dificuldade que seria encontrada durante o percurso, os atletas não economizaram energia e mantiveram um ritmo forte desde o início da prova. A grande protagonista da etapa foi a equipe da Seleção da Venezuela, que estabeleceu uma estratégia agressiva e sagrou-se vencedora da etapa com Honorio Machado, que completou o percurso em 4h57min28s. Além de Honorio, o time venezuelano também foi destaque com Victor Moreno, vencedor de uma meta volante e segundo colocado em outras três oportunidades.
Resultados
Classificação da quarta etapa:
1º) Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – 4h57min28s
2º) Michel Fernandez (São Francisco Saúde/Ribeirão Preto) – mt
3º) Alexandre Manrelli (Funvic/BrasilInvest) – mt
4º) Fabiele dos Santos (ADF/Bauducco) – a 2s
5º) Gregolry Panizo (Dataro/Bottecchia) – a 2s
Classificação geral após a quarta etapa:
1º) Carlos Alexandre Manarelli (Funvic/BrasilInvest) – 14h05min12s
2º) Patricio Almonacid (Clos de Pirque) – a 23s
3º) Gregolry Panizo (Dataro/Bottecchia) – a 49s
4º) Halysson Ferreira (VELO/SEME Rio Claro) – a 58s
5º) Edson Ponciano (Funvic/São José dos Campos) – a 1min05s
Classificação geral por pontos:
1º) Carlos Alexandre Manarelli (Funvic/BrasilInvest) – 32 pontos
2º) Victor Moreno (Seleção da Venezuela) – 31 pontos
3º) Honorio Machado (Seleção da Venezuela) – 23 pontos
Classificação geral Sub-23:
1ª) Endrigo Pereira (Memorial/Santos) – 14h06min59s
2ª) Roniel Campos (Seleção da Venezuela) – a 01s
3ª) Isaac Yaguaro (Seleção da Venezuela) – a 13s
Classificação geral por equipes:
1ª) Ironage/Colner – 42h19min51s
2ª) Osasco/New Millen/Penks – a 40s
3ª) Seleção da Venezuela – a 1min04s
