08 de Abril – Dia Mundial do Combate ao Câncer

COMBATE AO CÂNCER     EQUIPE DE PESQUISADORES BRASILEIROS CELEBRAM AVANÇOS NOS TESTES DE FITOMEDICAMENTO CRIADO PARA O COMBATE À DOENÇA.   ...


COMBATE AO CÂNCER    


EQUIPE DE PESQUISADORES BRASILEIROS CELEBRAM AVANÇOS NOS TESTES DE FITOMEDICAMENTO CRIADO PARA O COMBATE À DOENÇA.  

Blog, em 08/04/2014, de Arapongas - Com Agências.

O câncer é considerado hoje um problema de saúde pública mundial. Em relatório gerado recentemente pela Agência da ONU, o câncer é apontado como a doença que mais mata no mundo e o número de casos da doença deve aumentar em 75%, chegando a 25 milhões, ao longo das duas próximas décadas.

Em meio a essas previsões nada animadoras, uma notícia positiva reacende a esperança para a descoberta da cura do câncer. Cientistas brasileiros, liderados pelos pesquisadores Luiz Francisco Pianowski, do Kyolab, e Amílcar Tanuri, da UFRJ, avançaram nos testes com moléculas isoladas da planta medicinal (Avelós (Euphorbia tirucalli L) no combate à doença. Essa é possivelmente a primeira vez que o Brasil submete um medicamento dessa natureza, obtido em solo nacional, aos rigorosos testes médicos para aprovação de uma nova droga, e os resultados obtidos foram promissores.


O princípio ativo – chamado até o momento de AM10 – está em estudo para combate a diversos tipos de câncer e já está sendo testado em humanos. O próximo passo é diversificar as características dos pacientes que receberão o teste, para aumentar o escopo da pesquisa. O produto em questão induz a uma maior apoptose (uma espécie de “suicídio celular”).


Sobre a pesquisa do AM10

O produto em questão induz a uma maior apoptose (uma espécie de “suicídio celular”). Ele age na fase de multiplicação celular induzindo a célula cancerígena à apoptose. Passada a fase pré-clínica, onde se observou a ação e mecanismos, foram realizados testes toxicológicos em duas espécies de animais: ratos e cães. Terminada esta fase, iniciaram-se os testes em humanos.

Saiba mais sobre a incidência do câncer no mundo:

O aumento da incidência da doença passa a ser claramente notado nos países de baixa e média renda, que adotam cada vez mais um estilo de vida mais ocidental, aumentando portanto os níveis de tabagismo, uso de álcool e falta de atividade física, todos fatores de risco conhecidos de câncer.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), são estimados 580 mil casos novos da doença no Brasil para este ano. Os cânceres mais incidentes na população brasileira devem ser o melanoma (182 mil), próstata (69 mil); mama (57 mil); cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil).


Leia também

Related

Saúde 6459892758488283722

Postar um comentário

emo-but-icon

item