O município de Arapongas, já está propriamente preparado conforme rege o protocolo tradicional de abertura dos Jogos Abertos do Paraná. A cerimônia realizada nesta sexta-feira (23/08) recebeu jovens de 80 diferentes municípios. Além do desfile dos participantes a festa de abertura contou com uma apresentação cultural. E para fechar a noite o voleibol sentado também foi apresentado pela equipe paralímpica de Maringá.
Segundo coordenador de esportes, Luis Antonio Costenaro (Padrinho) que representou o secretário de Esportes do Estado, Evandro Rogério Roman, no evento, esta edição é um acontecimento extremamente interessante, pois há 36 anos que o município de Arapongas não sedia uma edição dos Jogos Abertos. "Acreditamos no potencial de Arapongas e estamos vendo o resultado de um trabalho bem feito nestes jogos", conta Luis Antonio.
O assessor de esporte do município de Arapongas, Ricardo Gonçalves, também falou da importância de se sediar o jogos e destacou inclusive a evolução cultural do esporte principalmente no Paraná. "Nós nos orgulhamos em poder fazer parte deste crescimento cultural que coopera para socializar as pessoas", afirma Ricardo.
Quem também recebeu com muita satisfação os 56ª Jogos Abertos do Paraná- Fase Final- Divisão B, foi o prefeito do município sede Antonio José Beffa que agregou junto a realização dos jogos todos os membros do município. "Juntos podemos realizar um evento ainda maior e o município de Arapongas não mede esforços para receber as delegações", relata Beffa.
A competição que contará com aproximadamente 3 mil participantes entre atletas e dirigentes, inicia neste sábado (24) e termina na próxima quinta-feira(29). A Fase Final dos 56ª Jogos Abertos do Paraná - Fase Final - Divisão B pode ser acompanhada pelo site dos Jogos Abertos do Paraná (www.jogosabertos.pr.gov.br) e da fan page da Secretaria de Estado do Esporte no facebook (www.facebook.com/SecretariaEsporteParana) .
O 56ª edição dos Jogos Abertos do Paraná é uma promoção do Governo do Paraná, Secretaria de Estado do Esporte em parceria com Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Esportes.
Cidades representadas: Almirante Tamandaré, Ampére, Antonina, Apucarana, Arapoti, Araucária, Assai, Chateaubriand, Astorga, Boa Vista da Aparecida, Cambe, Campo Largo, Campo Mourão, Carambeí, Cascavel, Castro, Cidade Gaúcha, Colombo, Cornélio Procópio, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Faxinal, Figueira, Foz Do Iguaçu, Francisco Beltrão, General Carneiro, Goioerê, Guairá, Guaraniaçu, Guarapuava, Irati, Itaipulandia, Ivaiporã, Janiópolis, Juranda, Lunardelli, Mallet, Mandaguaçu, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Mariluz, Maringá, Matinhos, Medianeira, Missal, Nova Olímpia, Palmital, Palotina, Paranaguá, Paranavaí, Pato Bragado, Pato Branco, Peabiru, Pinhais, Pinhão, Pitanga, Ponta Grossa, Porecatu, Prudentópolis,Rebouças, Ribeirão Do Pinhal, Rolandia, Roncador, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio da Platina, São João, São João do Ivaí, São José dos Pinhais, São Miguel do Iguaçu, Sarandi, Sertaneja, Siqueira Campos, Tamboara, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama , União da Vitória e Arapongas.
ASSAMA-ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES POR AMPUTAÇÃO DE MARINGÁ
A ASSAMA - Associação dos Deficientes Por Amputação de Maringá foi fundada em 09/04/1994, como sociedade civil de natureza social, cultural e esportiva sem fins lucrativos. Desde sua fundação sempre teve por finalidade atuar na área social e esportiva, buscando melhores condições de vida, reabilitação e socialização, devolvendo ao deficiente o anseio de retomar seus projetos de vida. Em contrapartida surgiu a necessidade de mostrar a sociedade que o esporte além de trazer uma recuperação mais rápida ao amputado também pode servir como programa preventivo e esclarecedor para toda a comunidade com relação às causas e conseqüências de uma amputação.
Hoje, a associação é formada por uma diretoria formada por presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro, 2º tesoureiro, diretor de esporte, comunicação social e conselho fiscal, além de participantes voluntários, que ao todo somam 32 pessoas, das quais 25 são amputados.
A partir do ano de 1994, com o futebol e de 2004 com o vôlei, a ASSAMA passou a participar de competições de níveis estaduais e federais. Desde então a equipe de vôlei e de futebol adaptados participaram por vários campeonatos, conquistando vários prêmios para Maringá e região. No entanto, a dificuldade em receber patrocínios e em conseqüência disso, de participar de forma adequada dos campeonatos, tem impedido que o trabalho se estenda os outros amputados e atinja os objetivos norteados
Fonte: TNOnline/Agência Estadual de Notícias/ASSAMA